Publicado em: 08/07/2021 12:40 | Fonte/Agência: http://ninheira.mg.gov.br/

Carro de coleta

GOVERNO DE NINHEIRA REALIZA ESTUDO DE GRAVIMETRIA DE RESÍDUOS  URBANOS.

No último dia 28 de junho o município de Ninheira realizou um estudo de gravimetria dos resíduos sólidos urbanos, coordenado pelo engenheiro ambiental Roberth Santos.  Esse estudo gravimétrico é uma ferramenta simples, mas de extrema importância para subsidiar a definição de estratégias locais e possibilita conhecer o perfil dos resíduos gerados avaliar a geração qualitativa e quantitativa como instrumento no planejamento das ações do município na gestão de seus resíduos.

O estudo foi feito por intermédio de uma parceria entre prefeitura municipal e o Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (COMAR), que juntos, desenvolvem ações voltadas para os cuidados com o meio ambiente o saneamento básico do município dentre outros aspectos. Os cuidados com os resíduos sólidos produzidos pelo município têm tido uma atenção especial, por isso, a gestão por meio da Secretaria de Meio Ambiente tem empreendidos todas as forças para uma destinação adequada do mesmo.

O estudo gravimétrico, é constituído por composição gravimétrica, geração per capita e peso específico dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de um município permite conhecer as principais características e composições dos resíduos produzidos em determinada localidade, identificando a porcentagem dos materiais existentes em sua constituição. A gravimetria de resíduos sólidos é uma característica física do resíduo que traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisada.

É de extrema importância entender a gestão dos resíduos no município de Ninheira, pois só assim, é possível estimar as potencialidades de investimento na reciclagem. Investir em tecnologias para reciclagem, requer estudos de viabilidade técnica e econômica, só é possível que a gestão tenha condições de uma tratamento de qualidade dos resíduos com estudos específicos.

Para o prefeito Wagner Antunes (Bia) é de suma importância a parceria com o COMAR, uma vez que o mesmo, possa ser usado como ferramenta capaz de auxiliar o município na busca de soluções eficientes no comprimento do saneamento básico. É a Prefeitura Municipal de Ninheira, melhorando o saneamento básico do município, cuidando da vida das pessoas e preocupada com o meio ambiente.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente.

Gestão 2021-2024