SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS BÁSICOS ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

 

Publicado em: 22/06/2021 19:11 | Fonte/Agência: http://ninheira.mg.gov.br/

Whatsapp

 

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS BÁSICOS ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Curso de preparação

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS BÁSICOS ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

   O retorno das aulas presenciais é um sonho para pais, alunos e profissionais da educação, mas para isso é preciso que todos estejam bem preparados, em virtude disso, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu aos Auxiliar de Serviços Básicos (ASBs) um Curso de Capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimento através do Programa Saúde na Escola. O objetivo dessa capacitação é condicionar os profissionais da área nutricional mais profissionalismo no que diz respeito a manipulação de alimentos nas escolas e com isso oferecerem aos alunos uma alimentação com muito mais qualidade.

   Participaram do curso colaboradores da Escola Estadual de Ninheira (situada na sede) e da Escola Estadual Marcionilo Pereira Dutra da comunidade Lagoa da Fazenda. O curso foi ministrado pela nutricionista Juliete Castro que com experiencia e muito profissionalismo ensinou os praticantes tudo sobre manipulação de alimentos ao tempo em que várias experiencias foram trocadas.

    O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde junto às escolas da rede estadual de Ensino Médio e de séries finais do Ensino Fundamental séries (5ª a 8ª série) por meio de parcerias estabelecidas entre as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), As ações do Programa Saúde na Escola visam estimular o protagonismo juvenil, pela participação dos adolescentes no planejamento, execução e avaliação de projetos de relevância para a comunidade escolar.

    Os projetos selecionados deverão ser validados pelos serviços de saúde da atenção primária (Equipe de PSF/UBS) e pela escola estadual de Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) da área de abrangência do município. Tais projetos deverão ser elaborados pelas Organizações não Governamentais (ONGs) em conjunto com as Escolas Estaduais e a Equipe de PSF/UBS correspondente à área de abrangência da escola e com a participação dos jovens do Projeto Juventude Ativa.

    As ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do município com treinamentos e cursos de capacitação tem um apoio total da gestão cuidando da nossa gente que tem como foco principal trazer grandes investimentos na saúde e na educação, pois acredita que para se promover o desenvolvimento socioeconômico de um município se faz necessário investir em ambas as áreas.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente.

Gestão 2021-2024