Publicado em: 01/08/2021 09:48 | Fonte/Agência: Assessoria de comunicação

AÇÕES DA SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA SÁBADO DE AÇÕES EM INHEIRA.

O último sábado (31) do mês de julho não foi um dia comum em Ninheira, tendo em vista, que a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação importantíssima na cidade. O objetivo foi oferecer a comunidade diversos serviços de grandes relevâncias como: testagem de Hepatites Virais, tratamento a avaliação dentária e também um trabalho de conscientização concernente ao autoexame para a detecção do Câncer de cabeça e pescoço. As ações fizeram parte do Julho Verde que é o mês de conscientização do Câncer de cabeça e pescoço e, o Julho Amarelo, mês de combate as Hepatites Virais em todo município.

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer. Em Ninheira, as mobilizações por parte dos profissionais da saúde aconteceram durante todo mês, mas a culminância aconteceu nesse último sábado.

Já o Julho Amarelo, é voltado para a conscientização das hepatites virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas essas versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo. Com o tempo, surge cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. A doença ainda é associada a problemas cardiovasculares, dificuldades cognitivas e até depressão

Sem dúvidas, foi mais um passo importante da Secretaria de Saúde em prol da saúde da população, que com ações como essas vai se mantendo informada e se precavendo cada vez mais. Para a Secretária de Saúde Cristine David, foi de grande valia o sábado de mobilizações que, segundo ela irão continuar, já que o objetivo é, além de manter a população bem informada, continuar prestando serviços de qualidade relacionados a saúde pública municipal.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente.
Gestão 2021-2024