Prefeito Wagner Antunes vai à Brasília para participar da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios.

Publicado em: 15/08/2023 22:29

Na manhã desta terça-feira (15), o Prefeito Wagner Antunes Spósito (Bia) participou do encontro que reuniu gestores municipais de diversas regiões do Brasil. A XXIV Marcha em Defesa dos Municípios. E evento aconteceu em Brasília, e teve com intuito discutir e cobrar do Governo Federal, uma melhor distribuição e aumento nas verbas destinadas aos municípios, uma vez que nos últimos meses, houve uma diminuição significativa nos valores repassados aos cofres das prefeituras, como por exemplo o município de Ninheira. O encontro foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e contou com personagens do mundo político e debateu temas importantes. Cabe dizer, que foi o maior evento municipalista da América Latina nos últimos anos.

A leitura detalhada dos resultados referentes a repasses e impostos, foi realizada pela consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, que apresentou o encaminhamento dado por cada área técnica da entidade que esteve à frente das arenas. Entre os destaques, a arena de Saneamento concluiu que o decreto sobre o novo Marco do Saneamento Básico deve incluir a prorrogação de prazo da regionalização e a aceitação dos consórcios de saneamento, além da destinação de maior orçamento federal ao setor de saneamento, com priorização para pequenos Municípios e com recursos não onerosos. Além desse tema, ela apresentou diverso números para o conhecimento dos gestores presentes.

No evento, também foi debatido sobre os repasses e dados sobre a educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), propôs-se a participação dos Municípios no debate nacional sobre a atualização da Lei do Fundeb, com propostas para seu aperfeiçoamento. Além dos temas já mencionados, diversos outros temas foram apresentados e debatidos. Cabe ressaltar, que a Prefeituras de Ninheira teve a redução de vários recursos, e com isso, áreas como saúde, educação e infraestrutura foram prejudicadas pela atual política de distribuição de recursos do Governo Federal. Para o prefeito Wagner, só será possível continuar provendo o desenvolvimento socioeconômico se o governo voltar a fazer os repasses como antes, já que com os valores recebidos desde fevereiro, será impossível continuar fazendo uma gestão de qualidade.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente. Gestão:2021-2024.